terça-feira, 5 de março de 2013

ALFAJOR ARGENTINO

Não sei vocês, mas eu não posso ter algum feriado longo ou um final de semana sem muitos afazeres, que já vou logo me enfiando na cozinha. Talvez por gostar de inventar ou pela simples compulsão de testar novas receitas. Eu prefiro acreditar que o motivo é simples: quando tenho dias vagos, meu estomago reclama sobrenaturalmente, logo, preciso me ocupar fazendo quitutes para aplacar a fúria do pobre coitado :P 

Essa receita foi testada em um desses momentos, e feita em outras inúmeras ocasiões pelo mesmo motivo. Ela rende muito bem, tão bem que alimenta uma família de estômagos de dragas e ainda sobra pra você levar para os colegas de faculdade, de trabalho ou amigos queridos. Mas já logo aconselho, se você te a intensão de presentar, já separe logo a quantidade dos alfajores pois, aqui em casa a coisa some bem rápido (tão rápido que nem me deu tempo de fotografa-los em quantidade. Tive que usar o meu pobre coitado, já mordido.) 




Por incrível que parece a receita não é complicada e, levanta e considerações outras comilanças mais trabalhosas, não é demorada de ser feita.
Fica ainda mais fácil, se você dividi-la em 3 etapas: MASSA, RECHEIO e COBERTURA.


ETAPA 1: MASSA
200g. de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
1 ovo e mais 2 gemas
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de mel
Meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de fermento em pó
Meia colher (chá) de essência de baunilha (OPCIONAL)

Farinha de trigo para polvilhar, quando for abrir a massa 
Manteiga para untar as assadeiras
Papel manteiga para cobrir as 'bolachinhas' recém saídas do forno.

* DICAS: Como sempre, tenho o habito de alterar ou acrescentar pequenas coisas. Na Massa, se você optar por usar essência  não precisa ser necessariamente a de Baunilha, tanto a de Amêndoas, quando a de Nozes ficam muito boas. Eu prefiro substituir a essência por raspas de laranja ou noz moscada ou até mesmo canela, tudo dependendo do tipo de toque e da combinação que quero fazer com os recheios.

MODO DE PREPARO
- Bata a manteiga com o açúcar  o ovo e as gemas na batedeira e reserve. Em outra tigela, misture a farinha de trigo, o mel, o bicarbonato, o fermento e , se quiser, a essência (ou especiarias). Junte a mistura de manteiga reservada, trabalhando bem a massa com as mãos, até ficar lisa e macia.
- Deixe descansar por cerca de 30 minutos.
- Abra a massa com um rolo entre dois filmes plásticos (eu utilizo aqueles saquinhos para separação de porção de alimentos, abertos, pois eles grudam menos na massa), deixando a massa aberta com uma espessura de 0,5cm.
- Com um cortador circular de biscoitos, ou com a boca de um copo, recorte círculos de cerca de 5 cm de diâmetro e arrume-os em assadeiras untadas e enfarinhadas, deixando um espaço de mais ou menos um dedo entre eles.
- Asse em forno médio (180º), pré-aquecido, por cerca de 8 minutos (sem dourar muito).
- Retire do forno e cubra as assadeiras com o papel manteiga. Deixe-os dessa forma esfriando na própria assadeira.



ETAPA 2: RECHEIO
1 lata de doce de leite cremoso
*DICA:Ou, você pode cozinhar na panela de pressão uma lata de leite condensado para que ela vire um doce de leita mais consistente e menos enjoativo.
Além do recheio tradicional, diversificar com doce de leite com nozes picadas (ou amêndoas/ ameixa) ou geleia de damasco (ou pêssego) ou até mesmo ganache de chocolate (ou Nutella). 

MODO DE PREPARO: 
- Depois que os biscoitos estiverem frios, una dois discos com uma camada de doce de leite, retirando com uma espatula o excesso.



ETAPA 3: COBERTURA
3 tabletes de cobertura de chocolate ao leite.
*DICA: Se tiver receio da cobertura ficar muito enjoativa, divida a quantidade de chocolate entre Ao leite e Meio amargo.


MODO DE PREPARO:
- Em uma travessa, seguindo as instruções da própria embalagem dos tabletes de chocolate, derreta o chocolate picado (dando o 'choque térmico' - saiba como AQUI).
- Banhe os alfajores um a um, utilizando um garfo para retira-los da travessa de chocolate, deixando que assim o excesso escorra pelos espaços dos dentes.
- Coloque-os sobre papel manteiga, ou alumínio e deixe secar.


A receita rende uma média de 35 á 60 alfajores.


Mãos a massa e se esbaldem no docinho,
Beatri.X

Nenhum comentário:

Postar um comentário