quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Berinjela : mil e uma maneiras de agradar


Bem, nem sei se esse post chega mesmo a ser uma receita pois foi feita por puro instinto, sem nenhuma invencionice. Eu queria comer berinjela, com muito azeite e muito queijo ralado, e cruzava os dedos para que a tal da berinjela sobrasse para que eu a lanchasse a tarde, já curtidinha, com umas fatias de pão italiano - com mais azeite : D

Pois bem, cortei em rodelas uma berinjela grande e fui colocando as rodelas em uma tigela com água e um pouco de sal.
Piquei mais ou menos três tomate, com casca, semente, tudo que tinha direito. Queria fazer uma especie de cama com o tomate para a primeira camada de rodelas de berinjela e queria cobrir com mais um pouco de tomate.
Em uma assadeira média e alta, espalhei uma boa dose de azeite, um pouco de tomate picado e comecei a organizar as rodelas da berinjela, sobrepondo-as e cobrindo-as com o restante do tomate e mais azeite.
Usei como tempero um sachê de Meu segredo .



Assei por mais ou menos 40 min. em um forno pré aquecido em 180º.
Quando tudo já parecia assado e com um cheiro que hipnotizar, ralei um pedaço de parmesão fresco (que na verdade deveria ser queijo minas, mas bom, o pedaço do queijo ja tinha sido devorado com um pouco de doce na noite passada então, que venha o parmesão) .
A berinjela, agora enfeitada caprichosamente com queijo ralado, voltou ao forno por mais 5 min. só para dar uma derretida no queijo.

E pronto. Ela rendeu uma mistura de almoço suave e ainda foi devorada no lanche da tarde, como eu planejava, com umas deliciosas fatias de pão italiano regadas com muito azeite.




Como eu disse, rápido e sem segredo algum. =P
Bjus Beatri.X

Um comentário:

  1. Eu escrevi mas não foi. Vou tentar lembrar o que escrevi :D

    Muito bom te ler de novo!!!

    Com essa mesma base, faça ratatouille! Só adicionar abóbira pescoço (escolha as pequenas), abobrinha, cebola, pimentão... enfim, tudo fatiado de tamanho próximo. Mesma base de tomate (sem pele é mais agradável de comer, mas na França nenhuma vó tira)

    E da próxima vez que usar tempero pronto, eu arranco 2 unhas suas fora com pinça de peixe!!!

    Aproveite a sua roça para plantar pimentas, ervas e outros temperos. Vende no carrefour e no pão de açúcar se tiver dificuldade de encontrar mudas ou sementes.

    BeijO!!!

    ResponderExcluir